Auditoria para Ruptura de Gôndola

A chamada ruptura de gôndola (ausência de produtos nas gôndolas dos supermercados) é uma questão importante que afeta o varejo e a indústria em todas as partes do mundo, gerando grandes perdas nas vendas e na lucratividade.

Como forma de sanar este problema, a SEAL, disponibiliza o Store Audit, um sistema capaz de detectar dados de ruptura na gôndola das lojas, a partir de coletores portáteis de dados que fornecem os resultados para que a reposição dos produtos seja feita imediatamente.

O processo se constitui de pesquisas regulares feitas por operadores da SEAL, terceiros contratados ou pelos próprios varejistas onde os dados são coletados via telefones Smartphones, Nextel ou coletores portáteis e enviados instantaneamente ao servidor central. Este, por sua vez, os consolida e os retorna ao gerente da loja ou ao gerente de produto e categoria do lado do fabricante logo em seguida, sob a forma de relatórios e até mesmo mensagens SMS. Estes dados já contêm os alertas sobre as rupturas, sobre os estoques críticos e sobre aqueles produtos em estado de atenção.

O sistema Store Audit pode servir como uma ação de marketing para os itens que substituem os produtos em falta, pois o gerente de categoria pode imediatamente verificar a disponibilidade na sua retaguarda ou em outras filiais e disparar uma reposição de emergência. Ou ainda, pode oferecer um produto superior promocionalmente pelo mesmo preço do item faltante, transformando o seu problema em uma ação de marketing para crescimento.

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